A Parker Hannifin começou sua história centenária como um sonho do engenheiro Arthur Parker.
Esse sonho dura até hoje, se estendendo para 50 anos de atividades no Brasil, sempre com o foco na inovação em busca de um futuro melhor.
1917
A Parker Hannifin, uma
corporação com alcance
mundial, teve suas origens
em 1917, na visão de um
homem - o inventor e
empresário, Arthur Parker.
1945
Em 1945, após o falecimento de Arthur Parker, a viúva Helen Parker, foi aconselhada a liquidar a empresa. Porém, ela recebeu o dinheiro da apólice do seguro do marido e aplicou nos negócios da empresa. A Parker Appliance, lentamente, começou a se recuperar e os anos seguintes foram prósperos.
1960
Patrick Parker, o mais novo dos quatro filhos de Arthur, envolveu-se com os negócios da empresa e continuou o legado do pai, ao lado de sua mãe, Helen Parker.
Uma história fundamentada na crença de relações justas,colaboradores apaixonados pelo que fazem, clientes valiosos e liderança engajada.
1971
Em 1971, a Parker decide expandir suas
fronteiras para as terras brasileiras e
inaugura sua segunda unidade de anéis
O’Rings na América Latina, desta vez
em
São Paulo, capital.
Patrick Parker, filho do fundador Arthur
Parker,
visita a região pela primeira vez.
1972
Era anunciada a promessa de um milagre econômico.
De fato, o país vivenciou o boom da industrialização e,
em 1972, a Parker foi transferida para um novo prédio,
estabelecendo uma linha de produção de O’rings, ao mesmo tempo em que conquistava novos mercados,
através da importação de outras linhas de produtos.
Nos primeiros anos da Parker no Brasil, a empresa era gerenciada pelo Sr.
Maurice Castoriano, contava com a Coordenação do Sr. Paul Bakker, e
responsabilidade técnica do Sr. Luiz Carlos Franck.
1975
Em 1975, a Parker introduz mundialmente seu novo logotipo com um moderno design e, no Brasil, a empresa passa a adotar essa nova identidade visual, que perdura até hoje.
1977
Em 1977, a Parker Brasil já fabricava alguns modelos de conexões, válvulas e bombas hidráulicas, até que no
início da década de 80, acontece a crise econômica brasileira, fruto do choque do petróleo, mas a empresa não
deixou de acreditar e investir no Brasil.
1978
Em 1978, a Parker fez a primeira participação na Feira da Mecânica,
ampliando a força da marca no mercado industrial brasileiro.
Posteriormente, participou diversas vezes desta e outras feiras relevantes
em diversos segmentos do mercado, tais como: Feimafe, Agrishow,
Fenatran, Automec, Rio Oil&Gas, Brasil Offshore, entre outras, onde a
empresa sempre apresentou tecnologias inovadoras direcionadas ao
mercado nacional.
1979
Em 1979, 8 anos após sua inauguração, a Parker já tinha aumentando consideravelmente a presença no país,
e contava com 360 colaboradores. As novas instalações da Parker, ocupadas a partir de maio desse ano,
abrangiam uma área de 7.500 metros quadrados, localizados num terreno de 16.000 metros quadrados, na
Avenida Dr. Alberto Jackson Bygton, nº 47, próximo ao trevo do Jaguaré, em São Paulo/SP.
1985
Em 1985, a empresa comprou da Scovill, a Schrader Bellows do Brasil, uma divisão que operava no país, em Jacareí/SP, com a linha de equipamentos pneumáticos para a indústria. Com esta aquisição, a Parker se torna líder no fornecimento de produtos do segmento pneumático, e toda a fabricação de produtos de automação industrial da Schrader Bellows passa para o controle da Parker, constituindo a Divisão Automação.
1987
Em 1987, é realizada a aquisição da Irlemp - empresa tradicional no mercado de filtração – dando início às atividades da Divisão Filtração no Brasil.
1988
Em 1988, ocorre um marco histórico para a Parker Brasil, com a formação do Grupo Latino-Americano, inicialmente, localizado na sede da empresa em Cleveland/EUA.
1991
Em 1991, ocorre o início das operações da Divisão Fluid Connectors no Brasil, em Jacareí, SP.
Inicialmente,
somente produtos importados eram comercializados.
1993
Em 1993, a criação do programa Parker Store, uma estratégia global que ampliou o alcance dos produtos Parker, alavancando ainda mais os serviços e o fornecimento de peças em todo o território nacional.
1994
Início das operações da Parker Hidráulica no Brasil, com uma unidade de negócios dentro da Divisão Automação, em Jacareí/SP.
1996
A Parker lançou sua primeira home page na Internet.
A página apresentava imagens que ilustravam sua ampla linha de produtos.
Durante o ano fiscal de 1996, a Parker teve o maior número de aquisições de toda a
sua história. A aquisição da empresa VOAC Hydraulics (Suécia) tornou a Parker
líder no segmento Mobil de equipamentos hidráulicos, ampliando as linhas de
produtos oferecidas no Brasil.
2000
No ano 2000, o então presidente, Don Washkewicz,
implementou a Estratégia Win, buscando o crescimento
lucrativo e a excelência das operações Parker ao redor do
mundo, inclusive no Brasil. Essa estratégia passa a direcionar os negócios da Parker desde então.
Em 2000, as aquisições globais da Commercial Intertech e
da Greesen contribuíram para a expansão da Parker no
Brasil, incluindo uma nova sede para a divisão Hidráulica
em Cachoeirinha/RS.
2000
A partir de 2000, foi implementada a ferramenta de gestão LEAN para toda a Corporação, que influenciou significativamente as operações da Parker no Brasil.
Um importante acontecimento para a Parker no Brasil foi a nomeação de um brasileiro como presidente do Grupo Latino-Americano, em 2000. Ricardo Machado assumiu um cargo que, até então, era exclusivo de executivos americanos.
2001
Em 2001, a Atenas, empresa brasileira com reconhecida tradição no ramo de refrigeração é adquirida, e integrada ao grupo de Climatização e Controles Industriais da Parker.
2004
Em 2004, a Parker investe no Road Show, uma unidade móvel que percorre todo o país, demonstrando as tecnologias globais da empresa.
2005
No final de 2005, a Parker adquiriu a empresa inglesa Domnick Hunter, tradicional fabricante de produtos para o mercado de filtração de ar e gases e filtração de processos, ampliando a sua participação no mercado nacional.
2006
Em 2006, a Divisão Filtração consolida seu posicionamento de liderança no país com a construção de uma nova fábrica em São José dos Campos/SP, que também passou a ser a nova sede do Grupo Latino Americano.
2007
Em 2007, a Parker adota uma nova estratégia de marca, com o slogan ENGINEERING YOUR SUCCES demonstrando a sua promessa de parceria com os clientes. No Brasil, esse slogan é adotado desde então.
2008
Em 2008, com a aquisição da Detroit e da Legris, a
Parker passa a ter uma nova sede da divisão Fluid
Connectors no Brasil, na cidade de Diadema/SP.
2011
Em 2011, ocorre a aquisição da HDA - inicialmente, com um novo prédio em Arujá/SP. Posteriormente, foi integrada à fábrica da Filtração em São José dos Campos/SP.
2012
Candido Lima assume a presidência do Grupo
Latino Americano, redefine a estratégia de negócios na região, e inicia um significativo programa de mudança cultural – Viva Novos Tempos.
2017
Em 2017, é anunciada a aquisição da empresa Clarcor, aumentando o portfólio de soluções para os negócios de Filtração no Brasil.
2019
Em 2019, com a aquisição global da LORD Corporation, a Parker ingressa no mercado de adesivos estruturais e revestimentos, e aumenta seu parque fabril no Brasil com uma nova fábrica em Jundiaí/SP, integrada aos negócios de EMG.
2021
Instalação do Parker LAB, o novo centro de inovação da Parker, localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos - SP
Você faz parte dessa História.
A Parker Hannifin se orgulha muito da sua trajetória.
Ao longo dos anos foram diversos momentos importantes e decisivos da empresa e contar com o apoio de seus colaboradores foi fundamental para o sucesso da Parker
até os dias de hoje.